terça-feira, 16 de junho de 2015

Currículo novo - Ajuste de 2015.1

Presidente do DAAO, gestão 2015, com a palavra durante o colegiado de curso de 22/05/2015, onde foi aprovado pelo colegiado o currículo com o ajuste curricular.
A estrutura do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal Fluminense, se encontrava há bastante tempo necessitando de ajustes curriculares para seu enquadramento na Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Farmácia. As DCN definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de Farmacêuticos.

Em 2009, houve a implementação do currículo generalista na Faculdade de Farmácia da UFF, onde a primeira gestão do Diretório Acadêmico após tal mudança, foi a de 2012 e 2013. Mesmo após a reforma, o curso ainda não era de fato generalista, ainda com a existência dos eixos; com diversas incoerências no currículo, e carga horária demasiadamente alta (5400 horas).

Impulsionadas pelas notas preocupantes do ENADE e do CPC a coordenação de curso - composta pela Profª Luciana Esper (Coordenadora) e pela Profª Carla Ferraz (Vice) - colocou o curso mais de acordo com as DCN e buscou cumprir os compromissos firmados junto ao MEC. No ENADE o curso obteve nota 3 (baixa, mas suficiente), já no CPC (Conceito Preliminar de Curso), o curso obteve nota 2 (insuficiente). O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do ENADE de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Os compromissos firmados junto ao MEC, devido as notas baixas, incluem a reestruturação e implementação de forma suficiente do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de modo a garantir:

I. Estrutura curricular com flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horária total (em horas), articulação da teoria com a prática;

II. Conteúdos curriculares previstos/implantados que possibilitem o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia.

A resolução nº 4 de 6 de abril de 2009 dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial.


Tendo a informação sobre a carga horária mínima, e através do estudo da carga horária e notas de outras faculdades públicas, foi feita uma comparação e observado que grande carga horária não implica em um curso de maior qualidade.

Carga horária dos cursos de Farmácia em 2015.
Foi criado, então, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto por representantes de todas as áreas que atendem ao curso de Farmácia (Departamentos da Faculdade de Farmácia, representantes do Instituto de Química, do Instituto de Biologia e do Instituto Biomédico). O NDE, sob a presidência da Profª Luciana Esper, ficou encarregado de discutir e propor os ajustes curriculares do curso de bacharel em Farmácia da UFF.

Após a primeira proposta - elaborada pelo NDE e distribuída aos departamentos e ao Diretório Acadêmico - foi a vez da elaboração das contra-propostas. As contra-propostas dos departamentos foram mais pontuais, no que diz respeito as suas disciplinas. Já a contra-proposta do diretório envolveu toda a matriz curricular (mantendo o que já estava correto e mostrando o que deveria ser mudado). Tais contra-propostas foram avaliadas pelo NDE e algumas mudanças foram realizadas. Por fim, o colegiado aprovou em 22/05/2015, o ajuste curricular através da proposta do NDE (já editada).

O ajuste segue agora para aprovação do CEP (Conselho de Ensino e Pesquisa), e esforços estão sendo feitos para que o novo currículo já seja implantado em 2015.2.